Marketing de Rede também conhecido como Marketing Multinível(MMN) ou Network Marketing(Marketing de Relacionamento), é uma estratégia de vendas onde o objetivo é desenvolver um sistema de remuneração, que é paga a uma organização composta de uma rede de distribuidores independentes ao consumirem e comercializarem produtos ou serviços.

Marketing
Marketing é um conjunto de estratégias que as empresas desenvolvem para compreender e satisfazer as demandas do público alvo e fazer seus produtos ou serviços chegarem ao mercado consumidor.
Quem pretende desenvolver a atividade de Marketing de Rede precisa compreender que existem 3 tipos de estratégias que as empresas utilizam para fazer seus produtos chegarem aos seus clientes. As estratégias são: Varejo, Vendas Diretas e Marketing de Rede.
Varejo
É o método mais conhecido e utilizado pelas empresas para fazerem seus produtos chegarem aos seus clientes. Dessa forma os produtos para chegarem até os consumidores, atravessam uma longa e complexa cadeia de distribuição.

Fábrica
É a origem do produto, onde ele é produzido e embalado, em seguida é enviado para o Centro de Distribuição.
Centro de Distribuição
São grandes galpões localizados em regiões logisticamente estratégica, é onde a produção da fábrica é armazenada, para em seguida ser vendida para o setor Atacadista.
Atacadistas
São empresas que compram os produtos dos fabricantes em grandes quantidades, onde revendem aos Varejistas em menores quantidades por um preço maior.
Varejistas (Lojistas)
Os Varejistas são os lojistas que atuam nos comércios das cidades, eles compram os produtos dos Atacadistas e revendem em suas lojas ao consumidor final.

Vendas Diretas
Nas Vendas Diretas os consultores independentes adquirem os produtos diretamente do fabricante, também ficam encarregados de fazer a divulgação dos produtos, onde estes utilizam estratégias de vendas como o corpo a corpo (porta x porta), demonstração de produtos, catálogos e redes sociais.
Marketing de Rede
É um modelo de negócios que tem características de uma franquia, onde o distribuidor através de um cadastro sem vínculo empregatício, adquire a condição de representar um produto ou serviço, mas sem precisar adquirir estrutura física de uma franquia, as empresas de Marketing de Rede já disponibilizam toda estrutura para o consultor desenvolver o negócio de forma independente, através de um Escritório Virtual é possível fazer pedidos de produtos, escolher métodos de pagamentos, definir qual a melhor logística para aquisição ou envios de produtos e acesso aos cálculos dos valores gerados pela rede de distribuidores.
No Marketing de Rede o distribuidor independente também pode montar uma organização indicando novos clientes e consultores, gerando uma estrutura de rede de distribuidores que irão gerar um sistema de remuneração em vários níveis.

Rede Mononível
Uma Rede Mononível a empresa contrata distribuidores, oferecem treinamentos e capacitação para estes indicarem novos distribuidores.

Rede Multinível
Em uma Rede Multinível não existe limite de profundidade em uma rede de consultores, onde todo consultor que se cadastrar pode trazer novos cadastrados, que também poderão fazer o mesmo.
A estratégia do Marketing de Rede
A estratégia principal das empresas que adotam o Marketing de Rede é desenvolver uma comunidade composta por clientes que buscam o consumo inteligente comprando produtos de alto giro no atacado.
Para atrair novos consultores e clientes, as empresas utilizam do mais antigo e eficiente meio de divulgação, que é a indicação (boca a boca, porta a porta), dessa forma a empresa corta custos de investimentos que teria com publicidade, e transfere esses valores para criar uma estrutura de remuneração para vários níveis da rede.
Assim empresa fideliza uma base de clientes e consultores que de forma recorrente estão sempre comprando e gerando lucros para empresa e para rede de consultores.


Consumo Inteligente
O consumo inteligente se dá no momento em que o cliente passar substituir os produtos que já consome pelos da empresa que ele representa, pois a partir dessa experiência ele passa a compreender que existe a possibilidade de ter uma renda extra ao compartilhar a mesma experiência com outras pessoas que também já fazem uso dos produtos.
Público Alvo

Clientes
Fazem consumo inteligente, aproveitando os descontos nos preços ao comprarem por atacado, tendo a possibilidade de desenvolver rede com outros clientes e distribuidores.

Consultores
Também conhecidos como Revendedores ou Distribuidores Independentes, são pessoas com foco e habilidade em vendas, tendo a possibilidade de desenvolver rede com outros clientes e distribuidores.

Empreendedores
Aqueles que lideram pelo exemplo, consumindo, vendendo e ensinando os novos cadastrados como se duplica o modelo de negócio.
Como se tornar um distribuidor independente
Para você iniciar na carreira do Marketing de Rede Você precisa fazer um cadastro de adesão, onde você se torna um distribuidor independente sem vínculo empregatício. Nessa adesão o distribuidor precisa adquirir um kit de produtos ou fazer uma compra no atacado para iniciar as atividades de vendas e demonstração dos produtos.
Formas de Ganhos
As Vendas Diretas podem gerar uma margem de lucro que pode ficar entre 30% e 50% dependendo da empresa ou produto. Isso é possível já que nesse modelo não existe a longa cadeia de logística e distribuição dos produtos(fábrica, Centro de distribuição, atacadista, varejista).
Cliente ou consultor que desenvolver uma organização, terá várias formas de ganhos dependendo do plano de compensação que a empresa adote, no Marketing de Rede os ganhos são ilimitados, pois a remuneração aumenta proporcionalmente ao tamanho e consumo da rede.
Tipos de Rede

Rede Unilével
Nessa rede todo distribuidor pode cadastrar um número ilimitados de pessoas no seu primeiro nível, tendo a possibilidade de desenvolver uma rede com uma lateralidade na rede infinita.
Algumas empresas possuem uma trava na lateralidade, limitando o número de cadastrados no primeiro nível.
Rede Binária
